Reunião de Serviço Maio/2018

SERVIÇO DESINTERESSADO

O serviço desinteressado é a corrente de união humana cujos elos se chamam entre nós, COMPANHEIROS LEÕES. É esse vínculo humano e associativo que nos convoca ao trabalho e mediante o qual projetamos e cumprimos nossas atividades, visando ao bem estar e ao progresso de nossos irmãos que precisam.

Um povo que se esforça para elevar sua sub nação à situação de liderança, enfrenta certamente todos os problemas peculiares ao crescimento rápido e que, em algumas áreas de sua geografia física ou em alguns setores, pode precisar de ordenação e regularidade.

Sabemos que leonismo tem suficiente vitalidade para perpetuar-se e induzir beneficamente o comportamento das gerações, mas precisamos impedir o sono prolongado que possa causar um atraso na aplicação dos seus objetivos e consequente atraso na marcha da evolução social.

Nós somos elementos de uma grande obra que é a associação de Lions Clubes e isso traz uma transformação em nosso próprio comportamento que é percebida, primeiro pelos que convive conosco, e depois pelos que de forma radical são abrangidos pelas qualidades do caráter, do proceder, da compreensão, do estimulo, que o leonismo induz a nossa missão.

O serviço desinteressado produz frutos benéficos no seio da comunidade e a humanidade retribui os mesmos benefícios com o mesmo espirito desinteressado com que o leonismo nos dá.

O leonismo não é um movimento de beneficência; também não pretende defender interesses sociais ou classes, e muito menos uma sociedade recreativa, nem tem cunho político ou religioso, não é uma escola filosófica; e não especula, e não idolatra, e não reverencia.

É um movimento instruído de puro ecumenismo, que pretende reunir pessoas de boa vontade a fim de realizar tarefas sem fins lucrativos. Não tem favoritismo e só recomenda, e só apoia, e só indica, e só projeta, e enaltece a quem ele serve.

Nossos associados são trabalhadores anônimos, de uma empresa ativa que elogia participação igual na distribuição dos serviços, sem prometer ou defender rendimentos, vantagens ou resultados.

Mesmo aqueles que por inadvertência imperceptível ou ambição mal controlada, pensem em subir os escalões administrativos para gloria própria, exibindo aos contemporâneas a ilusão dourada de poder conquistar a admiração ou aproximação, mesmo esses logo compreenderão que a posição de maior gloria e maior expressão, de maior permanência é a de ser simples associado de companheiro leão.

Todos os cargos, escalões e destaques são efêmeros: só a condição de companheiro leão é permanente, é definitiva, e continua.

A final a maior sabedoria, está em servir e, servir é saber dividir, semear, para que os outros possam colher.

Neste ano em que se comemora 100 anos de leonismo, a ideia de servir desinteressadamente instituída por Melvin Jones, nosso líder, está cada vez mais enraizada em nossos pensamentos.

CaL Vilma Duarte Pacheco Medeiros