Melvin Jones

Criador do Leonismo e fundador da Associação em sua forma atual, nasceu em Fort Thomas, Arizona, EUA em 13 de Janeiro de 1879. Aos 21 anos foi para Chicago trabalhar na corretora de seguro Johnson & Higgins. Posteriormente fundou a sua própria corretora denominada “Agência de Seguros Melvin Jones”, onde trabalhou até 1920. Neste ano passou a dedicar-se à Associação em tempo integral; Como secretário do Círculo de Negócios de Chicago, iniciou contatos, a partir de 1914, com outros clubes autônomos dos EUA, para que participassem da formação de uma Associação de Clubes de Serviços.

Em 07 de Junho de 1917, conseguiu reunir no Hotel La Salle, em Chicago, representantes de clubes esparsos, o que resultou posteriormente Lions Clube Internacional. Faleceu em 1.º de Junho de 1961, entretanto no mês de Janeiro, em consideração ao seu aniversário, comemora-se o Mês da Memória de Melvin Jones, quando os Leões do mundo todo renovam sua dedicação em prol do alívio do sofrimento do próximo e do fomento da paz entre os povos do mundo.