Novembro Azul

Na noite de 30/11/2020 o médico assistente de URO-ONCOLOGIA do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)  Dr. ARNALDO J. C. FAZOLI “on line” proferiu uma importante palestra sobre Câncer de Próstata (Prevenção e Tratamento).

O Lions Clube de Tatuí através da sua Comissão de Saúde entrou, novamente, em contato com Presidente do Instituto Oncoguia LUCIANA HOLTZ que   convidou o Dr. Arnaldo para falar sobre os cuidados do Homem com a própria saúde.

Dr. Arnaldo relatando depoimentos de seus pacientes disse que o HOMEM tem de ter uma motivação para se tratar. Precisa de um projeto de vida para se cuidar. Sobre o Câncer de Próstata informou que normalmente ocorre com homens de 70 a 75 anos, porém quando ele pertence a um grupo de risco (câncer de próstata em alguém da família) pode ocorrer a partir de 45anos.

TODOS os HOMENS devem fazer o exame preventivo a partir dos 50 anos e para aqueles do grupo de risco, a partir dos 45 anos.

Explicou com muita clareza a anatomia e fisiologia do órgão urogenital masculino e de como é feito o tão TABU  exame de toque retal, importantíssimo para avaliação da próstata, sendo que o exame de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode camuflar um câncer inicial.  Há necessidade de vigilância ativa para Investigar e tratar.  Disse que o preconceito para exame ainda é bastante comum como também receio das consequências de uma cirurgia, caso seja necessária, levar à impotência sexual.

Gratidão à Ferinha LUCIANA HOLTZ por intermediar e proporcionar a excelente palestra.

LIONS CLUBE DE TATUÍ em parceria com o INSTTUTO ONCOGUIA presente no OUTUBRO ROSA e NOVEMBRO AZUL.